Quem Sou? Sou Sol, Lua e Ascendente



... E elemento predominante no mapa astral. Não é nada simples a leitura de uma carta natal. É necessário se atentar para vários aspectos que só se adquire com anos de estudos. A internet e a tecnologia foram, para a astrologia, um avanço paradoxal, dúbio, pois ao mesmo tempo que disponibilizou ferramentas e informações para astrólogos de formação, democratizando o conhecimento, também banalizou a ideia de astrologia entre o público leigo e entusiasta, fazendo-os crer que "mapa astral" é, tão somente, planetas em dados signos e que isto bastaria para lhe descrever a personalidade - sem considerar casas, aspectos, debilidades ou dignidades planetárias. Talvez, algum dia, um robô astrólogo consiga fazer uma análise mais robusta e profunda que um astrólogo humano, mas até o momento, mesmo os melhores sites de serviços astrológicos fazem leituras rasas, e ao prescindirem de atendimento pessoal, dão mais vazão ao fenômeno sugestivo que ao descritivo-analítico.

Exemplo de Mapa Base com Regência, Triplicidade e Quadruplicidade

Quem sou eu é um imenso dilema psicoterapêutico e filosófico. Como dizia Ortega y Gasset: "Eu sou eu e minhas circunstâncias, e se não salvo a ela, não salvo a mim", sendo o "eu" indissociável do meio que, em si, é influenciado pelos outros. E aonde entra a história toda do mapa astral? Ora, o mapa astral é retrato que os astros descreveram no momento de seu nascimento. Indica sua personalidade, habilidades, aspectos de seu comportamento e vocação - também. A astrologia preditiva está além do mapa-astral, cabe dizer. Os sites astrológicos são capazes de apontar que seu signo solar está em dada constelação, contudo não serão suficientes para apontar as dificuldades ou afinidades que seu sol dispõe sobre outro planeta, nem mesmo em que casa ou assunto da vida em que ele vigora. Essas outras nuances são importantes para identificar as circunstâncias em que a vida do nativo está inserida. O ascendente é a característica de si que o nativo apresenta ao mundo exterior, em geral, seu comportamento visível - é o que mais se aproxima do signo que as pessoas "acham" que a outra é. A lua representa o lado mais emocional, que em geral, o indivíduo vive subjetivamente. A depender em que signo essa lua se encontra, o indivíduo tem muita dificuldade em lidar com as próprias emoções, cito "capricórnio" e "escorpião", exílio e queda, respectivamente. E o sol também não escapa desse conflito interno, pois sim, alguns signos têm dificuldade em lidar com a própria essência, ou o que conhecemos por ego, tal como "aquário" e "libra". Dando um exemplo pessoal, meu sol está em câncer na cúspide da casa 8, a casa de escorpião, regida por marte e co-regida por plutão. Essa casa trata de dinheiro, instabilidades emocionais, misticismo, poder e morte. Claro que ter um sol na casa do assunto da morte não me dá mais chances de morrer, pois todos morremos, nem mesmo torna minha vida mais difícil, porém em meu mapa, noto que o sol não se bica nem com júpiter, no meio-céu ou casa 10 (carreira), nem com saturno na casa 11, e isso já indica que instabilidades emocionais podem me trazer problemas na carreira ou estabilidade financeira. Mas o diálogo entre os astros é algo exato no meu, ou no seu mapa? Se a leitura for robusta, sim, é bem exato! Não à toa a astrologia perdura por milhares de anos no conhecimento e prática humanas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Análise de Carta Natal: (Santa Rita de ...) Cássia Rejane Eller

Signos que se atraem, Sinastria e Compatibilidade amorosa: Verdade ou Mito?